Cesau/CE aprova recomendação para criação da Política Estadual de Cannabis
Ter, 14 de Junho de 2022 22:28

494 r.o.pleno 555    494 r.o.pleno 555.1

O Conselho Estadual de Saúde Mental (Cesau/CE) aprovou na manhã dessa terça-feira, 14 de junho, a Recomendação 01/22 que trata sobre a proposta de projeto de lei estadual que dispõe sobre a Politica Estadual de Cannabis para fins terapêuticos, com foco no amparo a pacientes e Associações congêneres, incentivo à pesquisa e capacitação dos profissionais da Rede Estadual de Saúde.

Segundo o presidente do Cesau/CE, Júnior Araújo, “é divisor de águas essa aprovação, pelo Pleno do Cesau/CE. Quem a medicação sabe da importância do que estamos aprovando e agradece, certamente”, destacou.

"Aprovamos uma resolução onde vai ser possível a criação de uma política estadual de saúde com a utilização da cannabis. Esse projeto, caso criado, é de extrema relevância para a saúde do estado, porque vai permitir a distribuição à base de cannabis para o SUS, a pesquisa e a capacitação de profissionais", explicou Hugo Victor, conselheiro estadual de saúde do Ceará e membro do GT.

Para o membro do GT, Italo Coelho, está faltando no Ceará uma Politica Pública que possa compreender os tratamentos com Cannis, mesmo o tratamento sendo legal. “O tratamento com Cannabis já é legalizado, está regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não é acessível para toda população”, ressltou Italo.

A recomendação que foi aprovada com 18 votos pelo Pleno do Cesau/CE, foi uma sugestão do Grupo de Trabalho da Cannanis Medicinal, deve seguir para avaliação o gabinete do Secretário da Saúde, Marcos Gadelha podendo ser encaminhada à Assembleia Legislativa. Caso enviado, o objetivo é criar uma política pública de cannabis medicinal no Ceará.

Grupo de Trabalho da Cannabis Medicinal

O Grupo de Trabalho da Cannabis Medicinal, foi aprovado pelo colegiado do Cesau/CE, por meio da Resolução Nº 17/2019 e foi criado com objetivo fomentar estudos, análises e debates que possam colaborar e aprofundar o entendimento sobre a Cannabis medicinal e a regulamentação de pesquisa para uso medicinal junto às entidades públicas e/ou privadas no estado do ceará, além de discutir sobre a propositura de uma Política Pública Estadual de Cannabis.

O GT é composto por membros do Cesau/CE e:

Programa Farmácias Vivas da Universidade Federal do Ceará – UFC
Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA
SATIVOTECA
Comitê Orientador da Plataforma Brasileira de Política de Drogas – CORI PBPD
Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas – REFORMA
Associação Brasileira de Cannabis Medicinal – ABRACAM
Canapi
Associação Aracatiense de Cannabis Medicinal Santa Flor – Santa Flor
Associação Florar
Marcha da Maconha Fortaleza
Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará – CPPD OAB/CE