lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Cesau/CE lança Cartilha Criança Dendicasa
Qui, 07 de Outubro de 2021 10:29

cartilha dendicasa insta

Em alusão ao dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, a Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Estadual do Saúde do Ceará (CISM-Cesau/CE) lança na próxima quarta-feira, 13 de outubro, às 19 horas, em uma LIVE pelo Instagram do órgão, a Cartilha Criança Dendicasa que trata sobre saúde mental das crianças no período de pandemia.

A cartilha foi pensada e elaborada pela terapeuta ocupacional, Luzianne Feijó e a psicóloga, Kaliny Oliveira e ainda conta com a ilustração da artista visual, Lucíola Feijó.

Segundo as idealizadoras, o objetivo da cartilha é instruir a sociedade sobre os impactos do isolamento na saúde mental dos pequenos, estimular o brincar em família como potencializador do desenvolvimento infantil, além de descobrir habilidades e estratégias para acolher as emoções, sentimentos e comportamentos dos pequenos.

“A ideia surgiu diante da observação clínica e diária as crianças e seus familiares durante os acolhimentos e atendimentos individuais, que revelaram alterações emocionais, comportamentais, ocupacionais e de rotina na vida dessas crianças”, explica a terapeuta ocupacional, Luzianne Feijó.

Ainda segundo Luziane procurar a CISM para o lançamento da cartilha foi natural, por se tratar de uma Comissão que aborda a saúde mental em todo o Ceará, além da sua credibilidade.

A LIVE contará com a participação da terapeuta ocupacional, Luzianne Feijó, a psicóloga, Kaliny Oliveira e da terapeuta ocupacional e coordenadora da CISM-Cesau/CE, Arismênia Lima. Após o lançamento a cartilha ficará disponível para download, aqui no site do Cesau/CE.


O Dia Mundial da Saúde Mental

Em 1992, a Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) instituiu a data para chamar a atenção, em escala global, das pessoas e dos governos para o cuidado com a saúde mental. Este, por sua vez, é um tema de interesse público, o qual deveria ser repetidamente debatido com as populações mundiais. Cuidar da saúde mental independe da etnia, nacionalidade, condição econômica e gênero.

Em 1994, o Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado com um tema pela primeira vez, por sugestão do então Secretário-Geral Eugene Brody. O tema foi “Melhorando a qualidade dos serviços da saúde mental em todo o mundo”.

O Dia Mundial da Saúde Mental é apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio da conscientização sobre questões de saúde mental, usando seus fortes relacionamentos com os ministérios da saúde e organizações da sociedade civil em todo o mundo. A OMS também apoia o desenvolvimento de material técnico e de comunicação.


SERVIÇO

Live de Lançamento da Cartilha Criança Dendicasa

Data: 13 de outubro
Horário: 19 horas
Transmissão pelo Instagram: @cesauceara

Assessoria de Comunicação da Cesau/CE
Hariádina Salveano
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara
Instagram:@cesauceara
YouTube:Cesau

 

Reunião Virtual

A reunião Virtual com presidentes e secretários executivos apresentou plataformas de monitoramento dos instrumentos de gestão

#FFFFFF

10ª CES

10ª CES foi realizada de 29 a 31 de junho no Centro de Eventos do Ceará

#FFFFFF
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/988858REUNI__O_SEMS_06.23_555.png
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/40480610__CES_MATERIA_FINAL_555.png

Calendário

Março 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6