Secretário da Saúde apresenta Plataforma de Modernização da Saúde ao Pleno do Cesau
Ter, 27 de Agosto de 2019 08:51

pleno cabeto2                          Foto: Secretário da Saúde, Cabeto com Mesa Diretora e secretária executiva do Cesau.

O Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) recebeu em sua 483ª Reunião Ordinária, o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, para apresentação do novo organograma da Sesa e a Plataforma de Modernização da Saúde.

Com a Plataforma de Modernização da Saúde sugere como principais medidas a criação do hospital universitário estadual, ligado a Universidade Estadual do Ceará e onde funcionará o novo Hospital Geral César Cals, implantação de Registro Eletreletrônico, modernização dos hemocentros e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), expansão do SAMU Ceará, Fortalecimento da regionalização dos serviços de saúde com implantação de Agências Regionais de Saúde, dentre ouras ações.

“Quando discutimos saúde pública, não discutimos unicamente o Sistema Único de Saúde (SUS), estamos discutindo o Estado e SUS é reflexo do Estado. Ouvimos os trabalhadores da secretaria e houve um momento de elaboração conjunta dessa proposta e que viesse ampliar o papel do SUS na sociedade e corrigir, alguns dos temas que são discutidos aqui, nesse Pleno”, explicou Dr. Cabeto.

pleno cabeto1

Foto: 483ª Reunião Ordinária do Pleno do Cesau

Depois da apresentação da Plataforma, o secretário respondeu alguns questionamentos dos conselheiros estaduais, que também, solicitam a maior participação da gestão nas reuniões, para que assuntos fossem debatidos com maior agilidade assim que colocados em pauta. “Queremos mais tempo para debater com a gestão, para que possamos sanar as dúvidas e dar uma resposta mais rápida às pautas”, disse a conselheira representante da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (Femice), Jimilly Maciel.

O secretário explicou, ainda, que a plataforma foi pensada em cima de cinco pilares: resultado centrado no cidadão; humanização do atendimento; valorização das pessoas; transparência; e conhecimento e inovação.

Instagram:cesauceara