Delegação cearense consegue aprovação de 100% das propostas na 16ªCNS
Sex, 09 de Agosto de 2019 18:40

delegacao ceara 16cns

Defender os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira estão entre as principais manifestações da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que foi realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília. O maior evento de participação social do país ocorreu no momento em que o SUS resiste às graves ameaças que vem sofrendo, em um contexto de retrocessos sociais.

Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), Pedro Alves, a 16ª Conferência Nacional de Saúde, resgatou o tema e simbolismo da histórica 8ª Conferência, Democracia e Saúde, que marcou a luta de uma geração contra a opressão de um Estado autoritário e de um modelo de sociedade desigual e excludente. “As feridas ainda abertas da ditadura civil-militar uniu o povo brasileiro por um projeto de Estado e de Sociedade mais justo e mais solidário, foi assim que conquistamos o direito à saúde pública, universal, integral e equânime como direito de todos e dever do Estado, o nosso Sistema Único de Saúde. Então, o SUS mais do que o direito a saúde, representa um marco civilizacional na história do Brasil”, e completou “ainda vivemos em um país com profundas desigualdades, com aprofundamento do Estado de Exceção político, econômico e social e atualmente, extremamente dividido, mas precisamos nos unir em torno do Estado de Proteção Social, de uma sociedade solidária, justa e inclusiva, naquilo que temos de mais simbólico nesse marco civilizacional, o nosso SUS. Precisamos estar unidos em torno desse ideal e levar essa força e aprendizados para os municípios e conselhos de Saúde. Temos muitos desafios pela frente”.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a 16ª Conferência teve como tema central “Democracia e Saúde” e reuniu mais de cinco mil pessoas e o Ceará contou com uma delegação de 120 pessoas, além de convidados e Conselheiros Estaduais, que conseguiram 100% de aprovação das propostas do Estado.

Também aconteceram mais de cem conferências livres, organizadas de modo independente por entidades e movimentos sociais, que abordaram temáticas relacionadas à saúde da população LGBTI+, de quilombolas, da população negra, de segmentos de juventudes, de atingidos pela hanseníase, de povos e comunidades de terreiros, dentre outros.

diego

A Conferência, também é um momento de trazer novas experiências como foi para o estudante de 14 anos, do município de Piquet Carneiro, Diego Gonçalves, eleito o delegado mais jovem da 8ª Conferência Estadual de Saúde e também eleito para representar e defender as propostas do Ceará, na 16ª Conferencia Nacional de Saúde, Brasília, “Quando me candidatei delegado para a 8ª Conferência Estadual, não sabia o tamanho da responsabilidade em representar o povo nesse evento, Fui então para Fortaleza, mais especificamente, para o Centro de Eventos e achei tudo maravilhoso, tudo lindo...imenso, como eu nunca tinha visto. Em Brasília conheci pessoas de várias etnias, culturas e religiões diferentes. Experimentei coisas novas, aprendi muito e o mais importante, defendemos o SUS e aprovamos 100% das propostas cearenses”.

O momento reuniu representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O relatório final da 16ª Conferência vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

A conferência é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas. A 16ª Conferencia Nacional de Saúde foi considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS, já que o resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira, em 1988.

Com informações do CNS

Instagram:cesauceara