Delegação do Ceará para 16º CNS se reúne nessa sexta-feira, 26
Qua, 24 de Julho de 2019 13:40

planria 8ces

Foto: Plenária da 8ª CES

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) reúne nessa sexta-feira, 26 de julho, os delegados eleitos durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde (8ªCES) para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, para alinhamento das propostas envidas para etapa nacional.

“O intuito dessa reunião é alinhar as ideias para defesa das propostas, que serão votadas na etapa nacional e sanar algumas dúvidas dos delegados que irão para Brasília”, esclarece o presidente do Cesau, Pedro Alves.

A reunião de alinhamento acontece em Fortaleza, de 8h30 às 12h, no auditório Waldir Arcoverde, situado na Av. Almirante Barroso, 600, Bloco C, Praia de Iracema e em seis Coordenadorias Regionais de Saúde, simultaneamente, são elas:

• CRES CANINDÉ -  Rua Célio Martins, 736 - Imaculada Conceição
  • CRES LIMOEIRO DO NORTE - Rua Antônio Joaquim, 2135 – Centro
  • CRES SOBRAL - Av. Jonh Sanford, 2239 – Junco
  • CRES CRATEÚS - Av. Sargento Hermínio, s/n – Bairro dos Venâncios
  • CRES ICÓ - Rua Raimunda Pereira de Melo, 545 – Bairro – Centro.
  • CRES JUAZEIRO DO NORTE - Rua das Flores, nº 942. – Bairro Santa Tereza

A 16ª Conferência Nacional de Saúde será de 04 a 07 de agosto, em Brasília-DF e a delegação do Ceará conta com 120 delegados de 48 municípios diferentes.

Confira a programação completa CLICANDO AQUI

Baixe o Relatório Nacional Consolidado CLICANDO AQUI

Saiba mais sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde

Defender os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira estão entre as principais manifestações da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília. O maior evento de participação social do país ocorre no momento em que o SUS resiste às graves ameaças que vem sofrendo, em um contexto de retrocessos sociais.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a 16ª Conferência tem como tema central “Democracia e Saúde” e estima reunir mais de cinco mil pessoas. Os eixos temáticos são: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.

O momento reunirá representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O relatório final da 16ª Conferência vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Por que 8ª + 8?

A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. Ela foi considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS, já que o resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira, em 1988.

Instagram:cesauceara