lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

100 municípios cumprem requisitos do Incentivo “Todos contra o Mosquito”
Ter, 03 de Julho de 2018 10:58
alt
 
Após a avaliação dos desempenhos municipais no controle das arboviroses, a Secretaria da Saúde do Ceará divulgou os 100 municípios que participarão do rateio de 10 milhões de reais do incentivo instituído pelo Governo do Ceará em 12 de junho de 2017, na mobilização “Todos contra o Mosquito”, para investimento em ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os municípios contemplados cumpriram as metas e alcançaram parâmetros satisfatórios nos critérios de avaliação Estabelecidos no Termo de Compromisso assinado pelo governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, Henrique Javi no ano passado.

alt
 
Para participar do rateio do incentivo financeiro, os municípios cearenses deveriam cumprir seis critérios de execução das ações previstas para o período de julho a dezembro de 2017. Entre esses critérios estão a instituição do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito, monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município e apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018.
 
Com o rateio, caberá aos 100 municípios classificados a divisão do incentivo de R$ 10 milhões, que chega a representar incremento de mais de mil por cento, ou mais de dez vezes, no caso de Guaramiranga, o valor do Piso Fixo da Vigilância em Saúde (PFVS) repassado pelo Ministério da Saúde. Dos 100 municípios incentivados, 69 terão incremento superior a 100% ao PFVS. Os recursos do incentivo deverão beneficiar com ações de controle das arboviroses uma população de mais de 3 milhões de habitantes, residentes dos 100 municípios classificados.

alt
 
Impacto nos municípios
 
A secretária de Saúde de Guaramiranga, Silvana Sousa Soares, comemora a resposta das comunidades às ações de mobilização contra o mosquito no município, que foi um dos 100 que alcançaram os critérios estipulados. “As ações impactaram imediatamente”, diz ela. “Foi tudo tão positivo que não deixamos de nos reunir”, acrescenta a secretária. Desde a instalação do comitê intersetorial municipal, são organizadas reuniões mensais nas escolas e localidades do município para a realização de gincanas e do Dia D das Arboviroses nas localidades com maiores índices de infestação.
 
No município de Cedro, o prefeito Nilson Diniz destaca que a atuação dos profissionais foi fundamental para a conquista do incentivo. “Estamos focados no combate às arboviroses, nossos profissionais e toda a população estão de parabéns pelas ações executadas”, afirma. A criação do Comitê Municipal Intersetorial, as melhorias nos indicadores de qualidade de vigilância das arboviroses, com a cobertura mínima de 80% dos imóveis do município e a classificação dos índices de infestação predial foram algumas das ações realizadas pela prefeitura.
 
Também serviram para fortalecer o desempenho do município as visitas educativas dos profissionais de endemias, duas vezes na semana, orientadas de forma online pela ouvidoria; as ações na Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti; as palestras; as rodas de conversas e aulas educativas nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras I e II), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Programa Saúde na Escola (PSE – Educação e Saúde).
 
O coordenador de endemias da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES de Iguatu), Ivan Eduardo de Oliveira Filho, comemora a criação dos comitês intersetoriais municipais nos dez municípios da Região de Saúde. "A implantação dos Comitês Intersetoriais de Combate as arboviroses nos municípios demonstraram uma significativa contribuição para o controle do Aedes, além de contribuir para uma maior participação da comunidade", avalia. "O emponderamento dos representantes das instituições colocados pelos comitês foi decisivo na operacionalização das ações e como consequência na melhora dos indicadores entomo-epidemiológicos", acrescenta. Pela ação dos comitês, diz ele, foi possível realizar capacitação para os agentes de endemias em parceria entre a CRES e Universidade Estadual do Ceará (UECE), capacitação para os membros do comitê e divulgação do aplicativo Aedes em foco. A inspeção dos imóveis dos municípios e cumprimento do LIRAa foram intensificadas, com relevante diminuição de índices, segundo Ivan Eduardo.
 
Mobilização permanente
 
A campanha Todos Contra o Mosquito desenvolve ações permanentes com o objetivo de reduzir focos do Aedes. O Estado também conta com o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, criado em 2015, pelo governador. O Ceará foi pioneiro na criação de brigadas estaduais contra o mosquito em prédios públicos, com vistoria semanal. Só o envolvimento da população traz um resultado efetivo do controle do mosquito Aedes aegypti. 
 
Entre outras ações de mobilização permanente no combate ao mosquito Aedes aegypti, há o Selo Saúde Prédio Saneado, um reconhecimento do Governo do Ceará às instituições públicas que estruturaram brigadas de combate ao Aedes aegypti e estabeleceram a rotina de inspeção semanal dos prédios que abrigam esses órgãos para mantê-los livres do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

alt





FONTE:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel/
(85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara

 

 

 

Reunião Virtual

A reunião Virtual com presidentes e secretários executivos apresentou plataformas de monitoramento dos instrumentos de gestão

#FFFFFF

10ª CES

10ª CES foi realizada de 29 a 31 de junho no Centro de Eventos do Ceará

#FFFFFF
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/988858REUNI__O_SEMS_06.23_555.png
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/40480610__CES_MATERIA_FINAL_555.png

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4