Inscrições abertas para a 11ª Plenária Estadual dos Conselheiros de Saúde que acontece no dia 09 de março
Ter, 24 de Janeiro de 2023 15:00

Inicia hoje, 24 de janeiro e segue até o dia 24 de fevereiro, as inscrições para a 11ª Plenária Estadual dos Conselheiros de Saúde, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE).

Para fazer a inscrição é necessário que o Conselho Municipal de Saúde (CMS) encaminhe a sua composição atualizada com ATA de posse e/ou publicação da relação dos conselheiros inscritos para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Os Conselhos Municipais que estejam em fim de mandato e que não realizarem sua eleição, com a devida nomeação dos eleitos, até a data do envio da documentação para o Cesau/CE, não poderão inscrever os conselheiros.

A 11ª Plenária acontecerá no dia 09 de março, a partir das 8h. O local será divulgado posteriormente.

Segundo o Regimento poderão participar da Plenária Estadual de Conselheiros, todos os conselheiros titulares e suplentes do Cesau/CE e os conselheiros titulares e suplentes dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) do Estado do Ceará, com a representação máxima de até quatro conselheiros por município, sendo de forma paritária, obedecendo a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Durante a 11ª Plenária Estadual dos(as) Conselheiros(as) de Saúde, será eleito o representante de Plenária Nacional, que representará o Cesau/CE para compor a Coordenação Nacional de Plenária de Conselheiros de Saúde para o Triênio 2023 – 2025.

Na 11ª Plenária Estadual dos(as) Conselheiros(as) de Saúde serão eleitos um representante titular e dois suplentes.

Saiba mais

As Plenárias de Conselhos de Saúde foram criadas por deliberação do 1º Congresso Nacional de Conselhos de Saúde, que aconteceu em abril de 1995, em Salvador (BA). Seu objetivo principal é promover a relação dos Conselhos de Saúde com a esfera nacional na perspectiva de fortalecer a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na 4ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, em 1997, foi constituída uma Coordenação de Plenária Nacional de Conselhos de Saúde com a finalidade de fazer um intercâmbio entre os Conselhos Municipais, Estaduais e o Nacional, bem como contribuir no encaminhamento das lutas pelo fortalecimento do SUS e do controle social.

Durante todos esses anos as Plenárias de Conselho foram construídas e fortalecidas por conselheiros de saúde de todo o País. Em vários momentos, questões conjunturais e estruturais do setor saúde foram articuladas e discutidas nessa instância. Cabe destaque as lutas que ocorreram contra cortes de verbas e por mais recursos para a saúde, pela vinculação orçamentária, por realização de Conferências de Saúde e, acima de tudo, pelo fortalecimento do controle social.

BAIXE O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA 11ª PLENÁRIA ESTADUAL DE CONSELHEIROS E CONSELHEIRAS DE SAÚDE CLICANDO AQUI

BAIXE O REGIMENTO INTERNO DA 11ª PLENÁRIA ESTADUAL DE CONSELHEIROS E CONSELHEIRAS DE SAÚDE CLICANDO AQUI

Assessoria de Comunicação do Cesau/CE

Março 2024