Movimento Outubro Rosa Ceará chega a 13ª edição em 2021, pautando mais atenção e direitos aos pacientes oncológicos
Sex, 01 de Outubro de 2021 10:29

outubro rosa 2021.1

O Movimento Outubro Rosa Ceará chega a 13ª edição no Ceará, reivindicando mais atenção e direitos para os pacientes oncológicos em geral, elegendo em votação aberta ao público, o Lema 2021 - Pandemia: Mantenha o distanciamento! Mas se aproxime de você, se toque contra o câncer de mama, Outubro Rosa!

Movimento vem reafirmando o compromisso de manter-se como Movimento Social e consolidando o propósito de criar a Rede Cearense de Combate e Enfrentamento ao Câncer (RECECCA), além de aproveitar para lutar em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ocasião da pandemia registrada no Brasil desde o final de fevereiro de 2020 até os dias atuais, os diversos tipos de Câncer, bem como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) em geral foram impactadas drasticamente por terem sido negligenciadas, agravando consideravelmente a situação dos pacientes oncológicos.

Pesquisas mostram que médicos adiaram em até 50% as cirurgias de Câncer de mama por causa da pandemia, conforme estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia.

A realização de mamografias, biópsias mamárias, ultrassonografias e demais exames diagnósticos, bem como o início do tratamento foram severamente prejudicados por conta do cenário de pandemia, instalado nos serviços de Saúde.

Considerando ainda a situação do paciente oncológico do interior e da Capital, o Outubro Rosa no Ceará, assume objetivos específicos para essa edição 2021: Estímulo ao autocuidado por parte da sociedade; definição do fluxo de atendimento a pacientes oncológicos da capital e do interior por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SESA); compromisso da Gestão Pública; defesa do SUS/Saúde Pública, com ênfase na valorização da Saúde das Trabalhadoras e dos trabalhadores da Saúde.

Nesse sentido a coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará e da Comissão da Diversidade dos Sujeitos do SUS, do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CDSUS-Cesau/CE), Valeria Mendonça, destaca que o intuito da campanha desse ano é ser inclusivo.

“Prosseguimos com o compromisso de ser 100% inclusivo, geograficamente abrangente e socialmente igualitário. Reativamos em 2021, o Grupo Rosa e a ideia é transformar o grupo em um batalhão Rosa em defesa da Saúde pública”, destaca a coordenadora.

Durante todo mês de outubro muitas ações são realizadas e há uma vasta propagação virtual e híbrida, engajando os 184 Municípios do Ceará.

As atividades iniciam hoje, 1º de outubro, com o lançamento na campanha durante a Reunião Ordinária da CDSUS, em formato hibrido, às 14h no auditório da SESA.

Assessoria de Comunicação da Cesau/CE