Cesau/CE realiza LIVE sobre saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo |
Sex, 24 de Setembro de 2021 13:52 |
Na próxima quarta-feira, 29 de setembro, às 19 horas, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE) realizará uma Live em alusão ao Setembro Amarelo com tema: Cuidar é preciso!, pelo Instagram. O objetivo da transmissão é fomentar a discussão sobre saúde mental e conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa. Estarão na live, o presidente do Cesau/CE Júnior Araújo, a psicóloga e especialista em Saúde Mental Silvana Pacheco, a terapeuta ocupacional e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM-Cesau/CE) e o técnico de segurança do trabalho e coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT-Cesau/CE). A Origem do Setembro Amarelo A origem do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha. Setembro Amarelo no Brasil Aproveitando a data mundial, a campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015. O projeto é um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), participam da campanha. Assessoria de Comunicação da Cesau/CE |