Ceará recebe o Seminário Estadual sobre Defesa do SUS em formato virtual
Qua, 21 de Julho de 2021 11:42

seminrio cns junior site

Na manhã dessa quarta-feira, 21 de julho, o Ceará recebeu o Seminário Estadual sobre Defesa do SUS, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

O projeto "Formação para o controle social no SUS" objetiva mobilizar a sociedade brasileira para defender o Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos meios é a realização de debates em todos os estados brasileiros, em seminários para lideranças e demais pessoas interessadas no tema defesa do SUS.

Os seminários serão realizados em cada um dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Na etapa do Ceará, participaram como debatedores Moysés Toniolo do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Laura Camargo da Universidade de São Paulo (USP), Ronald Ferreira da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Júnior Araújo presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE) e a mediação de Astrid Sarmento do CEAP.

O presidente do Cesau/CE, Júnior Araújo, iniciou sua fala abordando os desafios que o SUS vem enfrentando nesse período. “Gostaria de pontuar que além da pandemia da Covid-19, temos que enfrentar a desinformação sanitária provocada pelas fakenews, que põem em risco a vida das pessoas. Nesse contexto tornam-se mais um desafio para o SUS. Temos ainda, outro desafio que é a Emenda Constitucional 95 (EC 95), que congela os investimentos na saúde e eduação”, explicou o Júnior Araújo.

seminrio cns junior 2 site

Júnior Araújo destacou, também, o fortalecimento da participação dos Conselhos de Saúde e as iniciativas exitosas que estão em prática no Ceará. “São nos territórios que a vida acontece e temos que fomentar espaços de debate nos Conselhos Municipais de Saúde para fortalecer os Conselhos Estaduais e consequentemente, o Conselho Nacional de Saúde. Não posso deixar de destacar aqui, ações exitosas no Ceará, uma delas foi a criação do IntegraSUS. Essa ferramenta permite mais transparência e democratização dos dados e se tornou referência para o país. Não posso deixar de comentar as ações da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) que tanto contribuíram no combate à pandemia”, salientou o presidente do Cesau/CE.

Além dos conselheiros estaduais de saúde participaram da oficina de formação outros interessados, como lideranças de movimentos sociais, populares e sindicais, além do público em geral.

A transmissão aconteceu nos canais do YouTube e Facebook do CNS e no canal YouTube do CEAP. A atividade integra o Projeto de Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição.

Veja o vídeo do Seminário Estadual sobre Defesa do SUS CLICANDO AQUI.