lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Audiência Pública discute situação da Raps no Ceará
Qua, 20 de Fevereiro de 2019 10:43

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), por meio de sua Comissão Intersetorial de Saúde Mental (Cism) realizará na próxima sexta-feira, 22 de fevereiro, de 8h ás 12h, a Audiência Pública: Em defesa da Rede de Atenção Psicossocial do Ceará (Raps-Ceará). O evento acontecerá no Auditório Waldir Arcoverde, situado na Av. Almirante Barroso, 600, Bloco C, Praia de Iracema, em Fortaleza.

“Essa audiência pública vem como uma grande estratégia de promover um espaço de debate e aprofundamento de todos os ocorridos para com a politica nacional de saúde mental”, explica a coordenadora da Cism, Luzianne Feijó.

Ainda segundo a coordenadora da Comissão, desde o ano passado, o Governo Federal vem tomando medidas que precisam ser discutidas pela sociedade, já que impactam diretamente no atendimento à população, como as publicações de portarias que suspendem os repasses de recursos financeiros destinados ao incetivo e custeio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Serviços Residências Terapêuticas (SRT), Unidade de Acolhimento (UA) e de leitos de Saúde Mental em Hospitais Gerais, que integram a Raps.

“Agora em fevereiro, uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, desconstrói toda a reforma psiquiátrica, incluindo hospital psiquiátrico, comunidade terapêutica na Raps e o retorno da eletroconvulsoterapia. Então, nos da Cism vemos esse momento como de grande importância a participação de todos”, ressalta Luzianne.

Saiba mais sobre a Comissão Intersetorial de Saúde Mental

A Comissão Intersetorial de Saúde Mental (Cism), tem como finalidade contribuir com o Conselho Estadual de Saúde nas discussões de temas, propostas e estratégias para subsidiar a formulação, o acompanhamento e a avaliação para o Controle Social das Políticas de Saúde Mental de acordo com os princípios da Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica Brasileira, da Luta Antimanicomial e da Política de Atenção Integral a usuários de álcool e outras drogas do Ministério da Saúde.

As reuniões ordinárias da Cism acontecem nas primeiras quintas-feiras de cada mês e são abertas à sociedade.

Assessoria de Comunicação da Cesau
Hariádina Salveano
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara
Indtagram:cesauceara

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4